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LEVANTAMENTO DA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES DE MARILÂNDIA-ES NO COTIDIANO ESCOLAR.

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JANDERSON BONELLA SEDDA.pdf (1.952Mb)
Fecha
2020-06-22
Autor
SEDDA, JANDERSON BONELLA
Metadatos
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Resumen
SEDDA, JANDERSON BONELLA. Levantamento da qualidade de vida e bem-estar dos professores de Marilândia-ES no cotidiano escolar. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2020. A presente dissertação tem como tema a qualidade de vida e o bem-estar docente em relação ao cotidiano escolar. Sabendo que qualidade de vida e bem-estar são termos cujas definições são subjetivas e abrangem diferentes áreas (física, mental, emocional e espiritual), o problema de pesquisa visa em considerar um questionamento para o professor sobre sua qualidade de vida, quais elementos ou aspectos são percebidos como bem-estar. Assim, objetivou-se compreender de que maneira o professor se percebe diante da própria qualidade de vida e bem-estar relacionando tal percepção ao cotidiano escolar. Para tanto, realizou-se primeiramente uma investigação bibliográfica, reificando estabelecer as bases conceituais para esta pesquisa. Após, tendo como sujeitos da pesquisa docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Marilândia, ES, realizou-se uma pesquisa de campo aplicada e descritiva para conhecer a auto percepção destes, sobre qualidade de vida e bem-estar, através de um questionário semiaberto, baseado no Pentáculo do Bem-Estar. Ao analisar o perfil da amostra e como os docentes se perceberam em relação a qualidade de vida e bem-estar, concluiu-se que os professores ao se exercitarem menos se percebem com menor qualidade de vida, ao mesmo tempo que apresentam índices de massa corporal mais altos. Finalmente, foi elaborada uma proposta de intervenção objetivando responder às necessidades do grupo avaliado, propondo a inserção de atividades físicas na rotina dos professores, favorecendo a melhoria do bem-estar dos mesmos, colaborando assim para o aumento da qualidade de vida e consequentemente, da percepção da melhora da mesma.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1123
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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