APROPRIAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO POR UMA CRIANÇA COM TDAH: EXPERIÊNCIAS UTILIZANDO O TABLET
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é classificado como uma desordem bem específica do desenvolvimento apresentado por algumas crianças com limitações na atenção/concentração, manifestações comportamentais que, geralmente, surgem no contexto escolar, do trabalho e em situações sociais. Assim, como a escola trabalha com alunos diagnosticados com esse transtorno, buscou-se com esta pesquisa, responder à seguinte questão: como o uso do tablet pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração de um estudante com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral, discutir as contribuições do uso do tablet no processo de ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração de um estudante com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O referencial teórico foi constituído com embasamento no autor Russell Barkley, que trata desde a natureza do TDAH ao tratamento. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se por um estudo de caso descritivo, por se tratar de um ambiente natural, cujo pesquisador é o agente principal para obter os dados da fonte direta. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram: um aluno com nove anos de idade, a mãe do aluno, o diretor escolar, o professor regente e o professor auxiliar. A produção de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos envolvidos na pesquisa a fim de entender o contexto social e escolar da criança. Na sequência, foi feita uma observação direta da rotina acadêmica da criança via on-line pelo aplicativo Google Meet em virtude do isolamento social com intuito de compreender suas limitações e então inserir o tablet como recurso, visando verificar o objetivo proposto. Ademais, a implantação do tablet e instalação de jogos educativos, proporcionou ao aluno pesquisado fazer atividades mais estimulantes, o que consequentemente potencializou a absorção de seu aprendizado referente as operações matemáticas de adição e subtração. E, por fim, foi elaborado um guia didático para nortear o trabalho dos profissionais que trabalham com o público da educação especial, principalmente alunos com TDAH.