MODELO DE GESTÃO DA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE RECICLÁVEIS: Um Estudo de Caso em Pinheiros-ES
Fecha
2020-04-29Autor
ALMEIDA, ISRAEL FRANCISCO PETRONETTO DE
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A quantidade de resíduos sólidos descartada pela população das cidades aumenta a cada dia, tornando-se um problema para os gestores municipais. Uma solução viável, que auxilia a gestão municipal, é a coleta dos resíduos sólidos recicláveis pelos catadores de forma organizada e o direcionamento desses resíduos para a reciclagem. Em Pinheiros, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Pinheiros (ASCAP) realiza os trabalhos de coleta dos resíduos sólidos recicláveis coletados por seus associados no município. Porém, os catadores da ASCAP não possuem conhecimento de gestão tanto com relação à organização do trabalho quanto a administração da associação. Com vistas a alterar essa situação, esse trabalho tem como objetivo propor um plano de gestão para esta associação. Como metodologia utilizou-se a pesquisa descritiva e como meios a pesquisa de campo, a técnica de observação direta e entrevistas. O resultado das entrevistas com associados mostrou um grau elevado de insatisfação com o processo de gestão adotado atualmente, também permitiu perceber o amargor no que tange a relação interpessoal entre os associados. Quanto a população, nota-se que as ações de marketing da associação não têm surtido o efeito desejado, tanto no que tange à educação ambiental, como no que se refere à divulgação do trabalho desenvolvido pela ASCAP no município. Avaliando o momento atual, restou comprovado que sem as receitas advindas do contrato com o município, a associação seria obrigada a encerrar suas atividades operacionais. Para minimizar este risco, foi sugerido que a associação busque, acordos de parceria e cooperação, que lhe dê suporte para continuar suas operações. Conclui-se que, a associação se mantém, tanto sob a forma financeira, quanto administrativa, de forma precária e necessita repensar, o processo de gestão administrativo/gerencial adotado até então. Conclui-se, também, que se faz necessário, neste momento, não somente resgatar a confiança dos associados, mas também reafirmar a importância do seu trabalho junto à população, com ações de marketing potencialmente eficazes e transformadoras.