dc.description.abstract | A proposta desta pesquisa é investigar como a mobilização dos pedagogos escolares das séries iniciais em propor aos professores projetos, estratégias de leitura literária e acompanhá-los, pode aprimorar a formação desses professores como apreciadores e mediadores de leitura literária na escola e desenvolver habilidades leitoras nos pequenos discentes. Com base nessa indagação, surge o presente estudo que compreende que a promoção de oficinas de estratégias de leitura literária para os pedagogos, no intuito de potencializar a proficiência leitora e aprimorar seus conhecimentos de técnicas e estratégias para suscitar compreensão leitora nas escolas onde atuam, pode capacitá-los e torná-los mobilizadores de leitura em suas escolas e na atuação junto aos docentes com os quais trabalham. Por meio de pesquisa bibliográfica e por meio da pesquisa-ação, o presente trabalho buscou resposta para a situação-problema e confirmação da hipótese levantada pela pesquisadora. A dissertação delineia-se, portanto, da seguinte forma: a introdução, que comporta a explanação da questão a ser investigada, a hipótese ensejada, assim como os objetivos geral e específicos, que pautaram a condução do estudo, o percurso metodológico, assim como a evidenciação dos principais teóricos que corroboraram o estudo. O resultado da pesquisa é parcial, uma vez que as pedagogas colaboradoras que participaram da Oficina de Mediadores de Leitura não realizaram todas as etapas. No entanto, fica para a posteridade a reflexão sobre as funções do pedagogo escolar, a oficina de mediadores estruturada e um material didático elaborado | pt_BR |