dc.description.abstract | As intervenções para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltadas
para habilidades de socialização e comunicação, são críticas. Para proporcionar um
início bem-sucedido da escola, a essas crianças, é importante desenvolver
programas, baseados na escola, que visem uma gama de desenvolvimento de
habilidades nos domínios comportamentais, sociais e acadêmicos. Pensando nisso,
este trabalho pretende discutir estratégias que permitam um processo de inclusão de
alunos autistas respeitando suas possibilidades motoras, cognitivas e afetivas para se
avançar na aprendizagem. Para a realização dessa proposta, buscou-se uma
metodologia que possibilitasse compreender e explicar o objeto e campo de pesquisa,
contudo, foi escolhido um estudo de caso, com um aluno com TEA devidamente
matriculado na Educação Infantil de uma escola do município de Piúma-ES. A
pesquisa aconteceu entre os meses de outubro a dezembro de 2019, no turno
vespertino, duas vezes por semana, com algumas alterações em virtudes de eventos
realizados na escola. Também foram aplicados questionários fechados aos envolvidos
na pesquisa (diretora escolar, pedagoga, professora regente, professora auxiliar e
mãe do aluno) para melhor entendimento das concepções acerca da inclusão de
alunos com TEA na Educação Infantil e vivência do aluno em questão. O estudo
identificou preocupação com a formação profissional por parte dos professores e
indicou que estratégias diferenciadas de inclusão aumentam o envolvimento do aluno
com TEA. Por fim, propôs-se uma ampliação de estudos a partir de outras pesquisas
que abordem estratégias de inclusão de alunos autistas no processo de ensino aprendizagem, que possam trazer reflexões sobre didáticas consideráveis para
favorecer essa aprendizagem nos espaços escolares. | pt_BR |