• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR DEALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (3.777Mb)
Date
2019-12-06
Author
SANTOS, VALÉRIA
Metadata
Show full item record
Abstract
As intervenções para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltadas para habilidades de socialização e comunicação, são críticas. Para proporcionar um início bem-sucedido da escola, a essas crianças, é importante desenvolver programas, baseados na escola, que visem uma gama de desenvolvimento de habilidades nos domínios comportamentais, sociais e acadêmicos. Pensando nisso, este trabalho pretende discutir estratégias que permitam um processo de inclusão de alunos autistas respeitando suas possibilidades motoras, cognitivas e afetivas para se avançar na aprendizagem. Para a realização dessa proposta, buscou-se uma metodologia que possibilitasse compreender e explicar o objeto e campo de pesquisa, contudo, foi escolhido um estudo de caso, com um aluno com TEA devidamente matriculado na Educação Infantil de uma escola do município de Piúma-ES. A pesquisa aconteceu entre os meses de outubro a dezembro de 2019, no turno vespertino, duas vezes por semana, com algumas alterações em virtudes de eventos realizados na escola. Também foram aplicados questionários fechados aos envolvidos na pesquisa (diretora escolar, pedagoga, professora regente, professora auxiliar e mãe do aluno) para melhor entendimento das concepções acerca da inclusão de alunos com TEA na Educação Infantil e vivência do aluno em questão. O estudo identificou preocupação com a formação profissional por parte dos professores e indicou que estratégias diferenciadas de inclusão aumentam o envolvimento do aluno com TEA. Por fim, propôs-se uma ampliação de estudos a partir de outras pesquisas que abordem estratégias de inclusão de alunos autistas no processo de ensino aprendizagem, que possam trazer reflexões sobre didáticas consideráveis para favorecer essa aprendizagem nos espaços escolares.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1021
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback