Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSANTOS, VALDECY
dc.date.accessioned2021-09-30T14:53:57Z
dc.date.available2021-09-30T14:53:57Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1020
dc.description.abstractEste trabalho abordará o ensino da arte utilizando a fotografia como um recurso tecnológico com alunos do Ensino Fundamental, revelando como foi seu avanço histórico; e também suas implicações pedagógicas que ocorreram com o passar do tempo e, dessa forma, compreender a inserção da tecnologia na educação. A justificativa irá perpassar pelo valor da fotografia e da tecnologia da informação e da comunicação como meio para registros da história da produção do homem, diante do contexto de transformações em que a sociedade moderna tem apresentado. É de grande importância revelar o marco divisório para mostrar o encadeamento das circunstâncias que perpassaram a história da tecnologia e da adoção da fotografia como um recurso nas aulas de arte. Também serão abordadas as metodologias ativas, cuja finalidade é dar oportunidade ao educando de desenvolver seu próprio conhecimento por meio da dialogicidade. E, diante do exposto, houve uma inquietação quanto a novas didáticas para as aulas de arte, da qual surgiu a indagação: como levar o aluno a ter um olhar mais sensível diante do seu cotidiano, por meio da fotografia, adotando a tecnologia? O objetivo geral é avaliar a aplicabilidade da fotografia associada à tecnologia como auxílio no processo de ensino aprendizagem na disciplina de arte na escola. Os objetivos específicos mostrarão como é o ensino da arte na escola, revelando a importância do registro fotográfico no meio artístico e educacional, relacionando o uso da tecnologia da informação e da comunicação na educação, apresentando as metodologias ativas e criando um produto educacional como uma revista digital explicativa sobre a intervenção em fotografias por meio da tecnologia. Como aporte metodológico, será realizada pesquisa de cunho bibliográfico, classificada como exploratória e descritiva, na qual se utiliza o método da pesquisa-ação, embasada nos estudos dos autores Lakatos, Marconi e Gil.pt_BR
dc.subjectArte. Tecnologia da Informação e da Comunicação. Fotografia.pt_BR
dc.titleARTE E FOTOGRAFIA: UMA INTERVENÇÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples