dc.description.abstract | Este trabalho abordará o ensino da arte utilizando a fotografia como um recurso
tecnológico com alunos do Ensino Fundamental, revelando como foi seu avanço
histórico; e também suas implicações pedagógicas que ocorreram com o passar do
tempo e, dessa forma, compreender a inserção da tecnologia na educação. A
justificativa irá perpassar pelo valor da fotografia e da tecnologia da informação e da
comunicação como meio para registros da história da produção do homem, diante do
contexto de transformações em que a sociedade moderna tem apresentado. É de
grande importância revelar o marco divisório para mostrar o encadeamento das
circunstâncias que perpassaram a história da tecnologia e da adoção da fotografia
como um recurso nas aulas de arte. Também serão abordadas as metodologias
ativas, cuja finalidade é dar oportunidade ao educando de desenvolver seu próprio
conhecimento por meio da dialogicidade. E, diante do exposto, houve uma inquietação
quanto a novas didáticas para as aulas de arte, da qual surgiu a indagação: como
levar o aluno a ter um olhar mais sensível diante do seu cotidiano, por meio da
fotografia, adotando a tecnologia? O objetivo geral é avaliar a aplicabilidade da
fotografia associada à tecnologia como auxílio no processo de ensino aprendizagem
na disciplina de arte na escola. Os objetivos específicos mostrarão como é o ensino
da arte na escola, revelando a importância do registro fotográfico no meio artístico e
educacional, relacionando o uso da tecnologia da informação e da comunicação na
educação, apresentando as metodologias ativas e criando um produto educacional
como uma revista digital explicativa sobre a intervenção em fotografias por meio da
tecnologia. Como aporte metodológico, será realizada pesquisa de cunho
bibliográfico, classificada como exploratória e descritiva, na qual se utiliza o método
da pesquisa-ação, embasada nos estudos dos autores Lakatos, Marconi e Gil. | pt_BR |