• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ARTE E FOTOGRAFIA: UMA INTERVENÇÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.698Mb)
Date
2019-11-29
Author
SANTOS, VALDECY
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho abordará o ensino da arte utilizando a fotografia como um recurso tecnológico com alunos do Ensino Fundamental, revelando como foi seu avanço histórico; e também suas implicações pedagógicas que ocorreram com o passar do tempo e, dessa forma, compreender a inserção da tecnologia na educação. A justificativa irá perpassar pelo valor da fotografia e da tecnologia da informação e da comunicação como meio para registros da história da produção do homem, diante do contexto de transformações em que a sociedade moderna tem apresentado. É de grande importância revelar o marco divisório para mostrar o encadeamento das circunstâncias que perpassaram a história da tecnologia e da adoção da fotografia como um recurso nas aulas de arte. Também serão abordadas as metodologias ativas, cuja finalidade é dar oportunidade ao educando de desenvolver seu próprio conhecimento por meio da dialogicidade. E, diante do exposto, houve uma inquietação quanto a novas didáticas para as aulas de arte, da qual surgiu a indagação: como levar o aluno a ter um olhar mais sensível diante do seu cotidiano, por meio da fotografia, adotando a tecnologia? O objetivo geral é avaliar a aplicabilidade da fotografia associada à tecnologia como auxílio no processo de ensino aprendizagem na disciplina de arte na escola. Os objetivos específicos mostrarão como é o ensino da arte na escola, revelando a importância do registro fotográfico no meio artístico e educacional, relacionando o uso da tecnologia da informação e da comunicação na educação, apresentando as metodologias ativas e criando um produto educacional como uma revista digital explicativa sobre a intervenção em fotografias por meio da tecnologia. Como aporte metodológico, será realizada pesquisa de cunho bibliográfico, classificada como exploratória e descritiva, na qual se utiliza o método da pesquisa-ação, embasada nos estudos dos autores Lakatos, Marconi e Gil.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1020
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback