Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSANTOS, SUZELAINE
dc.date.accessioned2021-09-30T14:36:55Z
dc.date.available2021-09-30T14:36:55Z
dc.date.issued2019-05-17
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1017
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva investigar como a interação entre a escola e as famílias influencia no processo de escolarização dos alunos do ensino fundamental I da Escola Municipal “Professora Adelina Lírio”, de Mantenópolis-ES. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e natureza exploratória, que investiga as percepções das famílias, alunos, professores, pedagogo e gestor escolar. Os dados foram obtidos por meio de questionários e da técnica do grupo focal realizada com professores e pais, com o propósito de identificar como ocorre o envolvimento entre a escola e as famílias dos alunos, bem como verificar como se dá essa relação do ponto de vista desses sujeitos. Pelos resultados, percebe-se que predomina a participação das mães e que os alunos conhecem bem a situação de suas famílias e, em sua maioria, consideram a relação com a escola e os professores como boa e muito boa. Observa-se também que será necessária muita ação para que efetivamente a relação família/escola traga bons resultados. Essa investigação contribuiu para a elaboração de um produto educacional configurado como um sistema de ações para auxiliar a escola a melhorar a qualidade da sua relação com a família sobre práticas educativas que visam orientar a escola com estratégias para desenvolver essa parceria com as famílias. A base teórica que sustenta a pesquisa apoia-se nos estudos de uma série de importantes pedagogos e estudiosos, entre os quais estão Ariés, Rigonatti, Tedesco, Reis, Kaloustina e Rabelo.pt_BR
dc.subjectInteração escola/família. Processo de escolarização. Ensino fundamental. Participação familiar na escola.pt_BR
dc.titleINTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA: LIMITES E POSSIBILIDADESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples