INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Resumen
Esta pesquisa objetiva investigar como a interação entre a escola e as famílias
influencia no processo de escolarização dos alunos do ensino fundamental I da
Escola Municipal “Professora Adelina Lírio”, de Mantenópolis-ES. Trata-se de uma
pesquisa de cunho qualitativo e natureza exploratória, que investiga as percepções
das famílias, alunos, professores, pedagogo e gestor escolar. Os dados foram
obtidos por meio de questionários e da técnica do grupo focal realizada com
professores e pais, com o propósito de identificar como ocorre o envolvimento entre
a escola e as famílias dos alunos, bem como verificar como se dá essa relação do
ponto de vista desses sujeitos. Pelos resultados, percebe-se que predomina a
participação das mães e que os alunos conhecem bem a situação de suas famílias
e, em sua maioria, consideram a relação com a escola e os professores como boa e
muito boa. Observa-se também que será necessária muita ação para que
efetivamente a relação família/escola traga bons resultados. Essa investigação
contribuiu para a elaboração de um produto educacional configurado como um
sistema de ações para auxiliar a escola a melhorar a qualidade da sua relação com
a família sobre práticas educativas que visam orientar a escola com estratégias para
desenvolver essa parceria com as famílias. A base teórica que sustenta a pesquisa
apoia-se nos estudos de uma série de importantes pedagogos e estudiosos, entre os
quais estão Ariés, Rigonatti, Tedesco, Reis, Kaloustina e Rabelo.