A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR ALFABETIZADOR NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES: DIAGNÓSTICO E REALIDAD
dc.contributor.author | OLIVEIRA, SABRINA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T14:32:29Z | |
dc.date.available | 2021-09-30T14:32:29Z | |
dc.date.issued | 2019-12-07 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1015 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta uma análise sobre a formação continuada de professores alfabetizadores que é ofertada no município de Presidente Kennedy-ES, para compreender quais são as contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas para a alfabetização. Buscou-se saber se a formação melhorou o desempenho dos professores alfabetizadores. Metodologicamente utilizou-se como base a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de produção de dados a entrevista com nove professores das escolas do campo que trabalham com a série do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais. Pelos resultados obtidos após a entrevista foi possível verificar que os professores compreendem a importância da formação continuada para o seu trabalho pedagógico em sala de aula como também para o crescimento intelectual e profissional. Assim a docência exige uma formação permanente tornando-se uma ferramenta de grande importância para a melhoria no ensino principalmente no que diz respeito aos professores alfabetizadores. De tal forma que a mesma deve estar em constante avaliação visto a necessidade de apresentar aos professores formações que façam sentido para a melhoria da prática pedagógica e qualidade do ensino. | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada. Prática Pedagógica. Alfabetização. | pt_BR |
dc.title | A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR ALFABETIZADOR NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES: DIAGNÓSTICO E REALIDAD | pt_BR |