A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR ALFABETIZADOR NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES: DIAGNÓSTICO E REALIDAD
Resumen
A presente dissertação apresenta uma análise sobre a formação continuada de
professores alfabetizadores que é ofertada no município de Presidente Kennedy-ES,
para compreender quais são as contribuições para o desenvolvimento de práticas
pedagógicas para a alfabetização. Buscou-se saber se a formação melhorou o
desempenho dos professores alfabetizadores. Metodologicamente utilizou-se como
base a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de produção de dados a
entrevista com nove professores das escolas do campo que trabalham com a série
do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais. Pelos resultados obtidos após a
entrevista foi possível verificar que os professores compreendem a importância da
formação continuada para o seu trabalho pedagógico em sala de aula como também
para o crescimento intelectual e profissional. Assim a docência exige uma formação
permanente tornando-se uma ferramenta de grande importância para a melhoria no
ensino principalmente no que diz respeito aos professores alfabetizadores. De tal
forma que a mesma deve estar em constante avaliação visto a necessidade de
apresentar aos professores formações que façam sentido para a melhoria da prática
pedagógica e qualidade do ensino.