dc.description.abstract | Desde o início da década de 70 o tema sustentabilidade e o termo Educação
Ambiental (EA) tem surgido em publicações, tanto no âmbito de órgãos públicos
quanto no cenário privado. Entretanto, ainda assim, percebe-se que poucos avanços
chegaram a ocorrer de fato para tornar a sociedade atual mais sustentável. Observa se que uma das medidas para incluir a questão ambiental nos programas escolares é
por meio do professor que, ao se capacitar nesta área, poderá desenvolver projetos e
formar cidadãos mais conscientes e empenhados na preservação do meio ambiente.
Ainda há um longo caminho a ser percorrido e iniciativas a serem trabalhadas. Esta
dissertação caracteriza-se como um estudo de caso pertinente ao debate dessa
temática e teve como objetivo compreender de que maneira a EA é abordada pelos
professores no processo de ensino, no município de Presidente Kennedy, no Estado
do Espírito Santo. Realizou-se o levantamento de dados qualitativos com a aplicação
de um questionário e foram realizadas observações das aulas dos docentes de forma
interdisciplinar, em que foi possível analisar a união e a abordagem da teoria com a
prática dos docentes, em relação à EA. Para isso, o questionário citado foi aplicado
para 20 docentes do quadro efetivo e contratados da escola polo EMEIEF de Jaqueira
“Bery Barreto de Araújo”, uma escola da rede pública do município de Presidente
Kennedy (ES). Objetivando verificar a compreensão do professor na dimensão social,
econômica, humana e cultural neste tema, foram abordados como sujeitos desta
pesquisa os professores e os estudantes do Ensino Fundamental II. A análise das
respostas e das observações expostas nos discursos desses sujeitos, possibilitou
constituir considerações sobre as práticas pedagógicas que se aplicam na instituição.
A EA surge como ferramenta que contribui no processo de reconhecimento e de
compreensão de pertencimento do homem em relação ao meio ambiente. Então, que
a escola possa ser a ponte para aproximar os alunos dos hábitos de consciência
ambiental na prática, estimulando ideias, valores e mudanças de hábitos, em benefício
do meio ambiente e da preservação do planeta. | pt_BR |