A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IBIRAÇU/ES: DIAGNÓSTICOS E PERSPECTIVAS
Abstract
A formação continuada do professor é considerada um fator fundamental para
a melhoria do funcionamento escolar no que concerne à produção e à significação
sistemática de conhecimentos. No interior da temática, a presente pesquisa
constitui-se de reflexões a partir da literatura, observações e pesquisas de
elementos significativos, associando aspectos teóricos à formação docente no
contexto de duas escolas situadas no município de Ibiraçu (ES). Trata-se de um
estudo de caso realizado por meio de questionário com perguntas abertas com a
finalidade de verificar e compreender a funcionalidade do processo de formação
continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas
instituições EMEF “Professora Ericina Macedo Pagiola” e EMEIEF “Maria Lucas
Gomes”. A pesquisa envolveu o diálogo com vinte e nove professores de dois
turnos, matutino e vespertino, que atuam no Ensino Fundamental em diferentes
áreas do conhecimento, assim como a Secretaria de Educação do município citado.
Pelos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores compreendem os
processos de formação continuada, percebem a sua funcionalidade em sala de aula
e destacam a importância da ampliação dos encontros de formação por área de
conhecimento. Também se constatou, por meio dos dados, que são necessárias
mudanças nos encontros de formação, sobretudo a ampliação dos temas tratados, a
fim de que os assuntos sejam escolhidos a partir das necessidades encontradas na
própria escola. Neste sentido, este trabalho apresenta aos professores e à
Secretaria Municipal de Educação sugestões de formação continuada para o
município, por meio de um relatório feito a partir dos dados obtidos.