• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IBIRAÇU/ES: DIAGNÓSTICOS E PERSPECTIVAS

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.452Mb)
Date
2019-08-02
Author
BOF, ROBERTA
Metadata
Show full item record
Abstract
A formação continuada do professor é considerada um fator fundamental para a melhoria do funcionamento escolar no que concerne à produção e à significação sistemática de conhecimentos. No interior da temática, a presente pesquisa constitui-se de reflexões a partir da literatura, observações e pesquisas de elementos significativos, associando aspectos teóricos à formação docente no contexto de duas escolas situadas no município de Ibiraçu (ES). Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de questionário com perguntas abertas com a finalidade de verificar e compreender a funcionalidade do processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas instituições EMEF “Professora Ericina Macedo Pagiola” e EMEIEF “Maria Lucas Gomes”. A pesquisa envolveu o diálogo com vinte e nove professores de dois turnos, matutino e vespertino, que atuam no Ensino Fundamental em diferentes áreas do conhecimento, assim como a Secretaria de Educação do município citado. Pelos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores compreendem os processos de formação continuada, percebem a sua funcionalidade em sala de aula e destacam a importância da ampliação dos encontros de formação por área de conhecimento. Também se constatou, por meio dos dados, que são necessárias mudanças nos encontros de formação, sobretudo a ampliação dos temas tratados, a fim de que os assuntos sejam escolhidos a partir das necessidades encontradas na própria escola. Neste sentido, este trabalho apresenta aos professores e à Secretaria Municipal de Educação sugestões de formação continuada para o município, por meio de um relatório feito a partir dos dados obtidos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1010
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback