Mostrar el registro sencillo del ítem
NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: UMA COMPREENSÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
dc.contributor.author | CASAGRANDE, PRISCILLA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T17:58:26Z | |
dc.date.available | 2021-09-17T17:58:26Z | |
dc.date.issued | 2019-12-13 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1006 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é uma dissertação realizada no Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré em São Mateus no Espírito Santo que investigou, através de uma revisão bibliográfica e entrevista (grupo focal) as contribuições que a Neurociências pode trazer aos professores, unindo ciência e educação, para a realização de uma aprendizagem significativa na Educação Infantil. Esse trabalho teve o intuito de destacar a neurociência aplicada a aprendizagem e suas contribuições no trabalho do professor para gerar uma aprendizagem significativa na Educação Infantil, devido ao conhecimento do funcionamento neurológico da cognição que a neurociência traz ao profissional. A Neurociência está cada vez mais destacando a importância do conhecimento neurológico nas áreas da educação. A justificativa desta dissertação reside na busca do aprofundamento das questões que abordam a neurociência como base para auxiliar o professor (pedagogo) no ensino de uma aprendizagem significativa, que se inicia na Educação Infantil. Essa pesquisa teve como foco o problema: “Como as Neurociências contribuem para a realização de uma aprendizagem significativa na educação infantil?”, buscando reflexões sobre tal questionamento. Sendo assim, as questões propostas neste instrumento possibilitaram uma discussão sobre o estudo que possuiu como objetivo principal a contribuição da Neurociência para a realização de uma aprendizagem significativa na Educação Infantil. Após entrevista em grupo focal foi possível verificar o interesse e o conhecimento de professoras do segmento da Educação Infantil sobre os assuntos Neurociências e aprendizagem significativa, tornando viável a criação de um curso de formação continuada para as professoras em parceria com a escola, lócus da pesquisa, para que possam ampliar o campo de informações e ter acesso aos conhecimentos e contribuições das Neurociências aplicadas a aprendizagem, valorizando a aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.subject | Neurociências. Pedagogia. Aprendizagem Significativa. Educação | pt_BR |
dc.title | NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: UMA COMPREENSÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |