NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: UMA COMPREENSÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A presente pesquisa é uma dissertação realizada no Programa de Mestrado em
Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré em São Mateus no
Espírito Santo que investigou, através de uma revisão bibliográfica e entrevista
(grupo focal) as contribuições que a Neurociências pode trazer aos professores,
unindo ciência e educação, para a realização de uma aprendizagem significativa na
Educação Infantil. Esse trabalho teve o intuito de destacar a neurociência aplicada a
aprendizagem e suas contribuições no trabalho do professor para gerar uma
aprendizagem significativa na Educação Infantil, devido ao conhecimento do
funcionamento neurológico da cognição que a neurociência traz ao profissional. A
Neurociência está cada vez mais destacando a importância do conhecimento
neurológico nas áreas da educação. A justificativa desta dissertação reside na busca
do aprofundamento das questões que abordam a neurociência como base para
auxiliar o professor (pedagogo) no ensino de uma aprendizagem significativa, que se
inicia na Educação Infantil. Essa pesquisa teve como foco o problema: “Como as
Neurociências contribuem para a realização de uma aprendizagem significativa na
educação infantil?”, buscando reflexões sobre tal questionamento. Sendo assim, as
questões propostas neste instrumento possibilitaram uma discussão sobre o estudo
que possuiu como objetivo principal a contribuição da Neurociência para a
realização de uma aprendizagem significativa na Educação Infantil. Após entrevista
em grupo focal foi possível verificar o interesse e o conhecimento de professoras do
segmento da Educação Infantil sobre os assuntos Neurociências e aprendizagem
significativa, tornando viável a criação de um curso de formação continuada para as
professoras em parceria com a escola, lócus da pesquisa, para que possam ampliar
o campo de informações e ter acesso aos conhecimentos e contribuições das
Neurociências aplicadas a aprendizagem, valorizando a aprendizagem significativa.