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dc.contributor.authorMENDES, MARINÊS
dc.date.accessioned2021-09-17T17:52:48Z
dc.date.available2021-09-17T17:52:48Z
dc.date.issued2019-11-30
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1004
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva oferecer elementos de análise sobre como o ensino da língua materna (Português) contribui para o aprendizado da Língua Espanhola no Nível Médio de forma que o estudante, ao concluir a última etapa da Educação Básica, apresente um bom desempenho em compreensão e interpretação de textos em Língua Espanhola no ENEM. Como aporte teórico, fundamentam este trabalho autores como Amaral, Antônio e Patrocinio (2010), Barbier (2002), Bagno (2002), Bakhtin (2006), Geraldi (2002), Solé (2009), Leffa (2008 e 1996), Revuz (1997), Vygotsky (2002), Freire (1996), Morin (2007), Buber (2009) entre outros. Para tal fim, a metodologia utilizada é de caráter qualitativo e o método consiste em observação, pesquisa-ação, além de uma entrevista por pautas realizada com a professora de Língua Portuguesa docente de uma escola pública estadual de Linhares-ES. Realizou-se, também, uma pesquisa bibliográfica e documental. A produção de dados foi obtida a partir do trabalho realizado junto aos alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular dessa referida instituição de ensino. Após a observação, foram realizadas intervenções por meio de duas sequências didáticas, tanto de Português quanto de Espanhol configurando-se em pesquisa-ação. Essas ações buscaram identificar as práticas observadas em sala de aula, a fim de perceber quais concepções de linguagem são adotadas por esses professores e como vem sendo realizado o trabalho com os gêneros do discurso no desenvolvimento da compreensão e interpretação de textos. Esse estudo se torna relevante no âmbito social porque abre espaço para a reflexão de como tem ocorrido a contribuição da Língua Portuguesa no aprendizado da Língua Espanhola, visando desse modo corroborar para a melhoria do ensino dessas línguas. Além disso, a pesquisa se torna necessária academicamente por dedicar-se a um tema carente de investigações, uma vez que há um número razoável, cujo foco aproxima-se desse estudo, porém não foram diagnosticados trabalhos, cujo objeto de investigação fosse idêntico ao que ora é proposto.pt_BR
dc.subjectLíngua Materna. Ensino Médio. Língua Espanhola. Compreensão e interpretação de textos. ENEM.pt_BR
dc.titleAS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO NÍVEL MÉDIO PARA A APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESPANHOLA PELOS ESTUDANTES NO ENEMpt_BR


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