AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO NÍVEL MÉDIO PARA A APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESPANHOLA PELOS ESTUDANTES NO ENEM
Abstract
Esta pesquisa objetiva oferecer elementos de análise sobre como o ensino da língua
materna (Português) contribui para o aprendizado da Língua Espanhola no Nível
Médio de forma que o estudante, ao concluir a última etapa da Educação Básica,
apresente um bom desempenho em compreensão e interpretação de textos em
Língua Espanhola no ENEM. Como aporte teórico, fundamentam este trabalho
autores como Amaral, Antônio e Patrocinio (2010), Barbier (2002), Bagno (2002),
Bakhtin (2006), Geraldi (2002), Solé (2009), Leffa (2008 e 1996), Revuz (1997),
Vygotsky (2002), Freire (1996), Morin (2007), Buber (2009) entre outros. Para tal fim,
a metodologia utilizada é de caráter qualitativo e o método consiste em observação,
pesquisa-ação, além de uma entrevista por pautas realizada com a professora de
Língua Portuguesa docente de uma escola pública estadual de Linhares-ES.
Realizou-se, também, uma pesquisa bibliográfica e documental. A produção de dados
foi obtida a partir do trabalho realizado junto aos alunos da 3ª série do Ensino Médio
Regular dessa referida instituição de ensino. Após a observação, foram realizadas
intervenções por meio de duas sequências didáticas, tanto de Português quanto de
Espanhol configurando-se em pesquisa-ação. Essas ações buscaram identificar as
práticas observadas em sala de aula, a fim de perceber quais concepções de
linguagem são adotadas por esses professores e como vem sendo realizado o
trabalho com os gêneros do discurso no desenvolvimento da compreensão e
interpretação de textos. Esse estudo se torna relevante no âmbito social porque abre
espaço para a reflexão de como tem ocorrido a contribuição da Língua Portuguesa no
aprendizado da Língua Espanhola, visando desse modo corroborar para a melhoria
do ensino dessas línguas. Além disso, a pesquisa se torna necessária
academicamente por dedicar-se a um tema carente de investigações, uma vez que
há um número razoável, cujo foco aproxima-se desse estudo, porém não foram
diagnosticados trabalhos, cujo objeto de investigação fosse idêntico ao que ora é
proposto.