EJA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Abstract
Com o objetivo de investigar práticas pedagógicas nas escolas que atendem a
Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Municipal de São Mateus, ES e com
o intuito que possa contribuir para uma pedagogia de inclusão e permanência dos
educandos no contexto escolar, esta pesquisa se debruça sobre as questões
relevantes dessa modalidade de ensino, das escolas que atendem a EJA, no
município citado, sendo realizada no segundo semestre de 2017 e primeiro semestre
de 2018. Mediante a necessidade de inclusão e permanência na escola, é que
levanta-se o seguinte problema de pesquisa: como as práticas pedagógicas podem
contribuir para uma pedagogia de inclusão e permanência dos educandos jovens e
adultos no contexto escolar? Dentre a diversidade de características que compõem
a modalidade EJA, percebe-se a necessidade de investigar práticas pedagógicas
reflexivas, em prol dos sujeitos que têm direito ao acesso à educação de qualidade,
esses, muitas vezes, deixados à margem do conhecimento. A partir deste
entendimento, define-se o objetivo geral que é investigar práticas pedagógicas nas
escolas que atendem a EJA, na Rede Municipal de São Mateus – ES. Este estudo
objetiva contribuir para uma pedagogia de inclusão e permanência dos educandos
no contexto escolar, além de ter como objetivos específicos, os conhecimentos do
processo histórico e diretrizes legais, também as práticas pedagógicas e as
possibilidades de inclusão e permanência dos educandos na Modalidade EJA e o
seu compartilhamento no contexto escolar. Na proposta de formação continuada aos
professores da Modalidade EJA, da rede municipal, tem como finalidade auxiliá-los,
nas reflexões de suas práticas pedagógicas, tornando-se um espaço dialógico de
coleta de dados. A escolha pelo tema, justifica-se pela convivência da autora no
cotidiano escolar supracitado, que depara-se com os desafios e as possibilidades de
um ensino que podem ir além da formação fragmentada, que possa formar
profissionais não apenas para atender ao mercado de trabalho. Por fim, esta
dissertação, propõe reflexões para que a EJA conquiste espaços que efetivem ainda
mais esta modalidade educativa, em prol dos educandos, professores e educadores.