A PRÁTICA DOCENTE E AS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
Abstract
BOLZAN, Marcelo Silva. A prática docente e as ferramentas de aprendizagem. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2023.
No decorrer do ano de 2020 alunos de todos os níveis de ensino tiveram suas aulas presenciais suspensas, exigindo a reformulação do processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento das competências da comunidade escolar para lidar com as mudanças impostas pela pandemia. Nesse sentido, no âmbito da educação, a pandemia impôs novos métodos de ensino, a modernização das práticas pedagógicas, e, consequentemente, a capacitação do corpo docente para a utilização de novas ferramentas e dispositivos capazes de proporcionar momentos síncronos e assíncronos de interação entre os professores e seus respectivos alunos nos ambientes digitais. A fim de compreender as necessidades de mudanças da cultura escolar frente às transformações impostas pela pandemia, o estudo tem como objetivo compreender as potencialidades das tecnologias educacionais como ferramentas pedagógicas dirigidas para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como premissa o modo remoto de ensinar e os desafios dessa modalidade de ensino enfrentados pelo corpo docente. Especificamente, buscou compreender o que representa hoje o ensino remoto para os professores e a sua adoção; identificar os principais desafios encontrados pelos docentes em relação ao ensino remoto e o uso das tecnologias; repensar a formação docente frente a novas ferramentas de aprendizagem contemporâneas; e por fim, elaborar uma cartilha voltada para a capacitação docente quanto ao uso de tecnologias digitais gratuitas que viabilizem as práticas docentes no contexto do ensino remoto. No campo metodológico o estudo apresenta características de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo exploratório com o emprego de técnicas de revisão bibliográfica, para a elaboração do aporte teórico. Além da pesquisa-ação, no que tange a elaboração do produto final. Os resultados apresentados no estudo demonstram a necessidade de repensar a prática docente, bem como a formação docente frente às novas ferramentas de aprendizagem na contemporaneidade. Em uma sociedade marcada pela esfera digital e com o retorno das atividades presenciais, ficou evidente a necessidade de adequações das técnicas e das metodologias do trabalho docente.