ACESSIBILIDADE NA ESCOLA, A CHAVE PARA PRESERVAR A SAÚDE MENTAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA
Date
2021Author
THIENGO, Edmar Reis
FONTANA, Wiviany Teixeira Borges
ALMEIDA, Karina Francisco Pereira de
RAMOS, Raquel Francisco
FRANCISCO, Marinete Cordeiro
FONTANA, Maria José Neto
FILHO, Daniel Menezes
COÊLHO, Patricia Portela
INÁCIO, Elias Júnior Nascimento
FERREIRA, Bruna Meneguelli da Hora
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo: Descrever sobre estudantes com deficiência, as dificuldades encontradas devido à falta de
acessibilidade e como a acessibilidade pode reduzir danos à saúde mental do mesmo. Revisão
Bibliográfica: As escolas brasileiras vêm passando por adaptações que permitiram a inclusão do aluno com
deficiência no ambiente escolar, entretanto ainda não foi possível contemplar todos os sujeitos em questão,
devido a desigualdade financeira de estados e municípios. Torna-se necessário promover um debate e
estimular a proposição de ideias que fortaleçam as políticas nacionais para a pessoa com deficiência e
globalize o acesso a este público, no intuito não somente de aproximar a pessoa com deficiência do convívio
social, mas garantir que as consequências de um distanciamento e da ausência de representatividade, não
sejam potencializados e causem danos à saúde mental do discente. Considerações finais: Conclui-se,
portanto, a necessidade de inserir o aluno com deficiência no ambiente escolar e promover maiores debates
na intenção de atender a demanda ampla de pessoas com deficiência sem espaço na sociedade.
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