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dc.contributor.authorFERREIRA, GEVERSON
dc.date.accessioned2021-09-16T20:19:54Z
dc.date.available2021-09-16T20:19:54Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/985
dc.description.abstractO desenvolvimento de novas práticas pedagógicas no ensino de Geografia é importante e necessário na atualidade, pois o modelo tradicional de ensino não permite que os alunos desenvolvam muitas habilidades do século XXI. A chegada relativamente recente das tecnologias digitais ainda está se infiltrando no sistema educacional e a educação precisará se adaptar para poder abraçar totalmente a tecnologia digital. Nesse contexto, este estudo teve por objetivo analisar de que maneira o Google Maps e Google Earth são utilizados como ferramentas no auxilio da leitura e interpretação de mapas para alunos do 6º ano. Os objetivos específicos são: apresentar os avanços na tecnologia educacional e sua importância no ensino e aprendizagem; verificar como os professores utilizam programas como o Google Maps e Google Earth, nas aulas de geografia; e elaborar uma proposta de formação continuada para os professores, que aborde a importância do Google Earth e Google Maps como recurso didático no estudo da cartografia. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e, para o desenvolvimento da pesquisa, foram escolhidas as escolas polos municipais de Presidente Kennedy-ES, por possuírem em seu quadro funcional professores de disciplina específica de Geografia. Para tanto, foi utilizado um questionário, contendo 21 perguntas, que buscou verificar a utilização do Google Earth e Google Maps em suas aulas. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos professores ainda não se encontra preparada para seu uso, havendo ainda um longo percurso a ser trilhado até que esta seja de fato utilizada como um instrumento tecnológico auxiliar das atividades docentes, intervindo na realidade e estimulando o pensamento crítico do aluno para os desafios do mundo contemporâneo, se fazendo necessário um investimento na capacitação dos professores para atuarem de maneira efetiva utilizando as TICs, especialmente os aplicativos Google Earth e Google Maps, foco desta pesquisa, associando-a aos demais recursos disponíveis. Conclui-se que a revolução tecnológica continuará mudando rapidamente a sociedade e a força de trabalho e, para que as pessoas aproveitem as oportunidades neste novo mundo, sua capacidade de adaptação, iniciativa e persistência para adquirir habilidades e conhecimentos durante a vida serão essenciais.pt_BR
dc.subjectCartografia. Google Earth. Google Maps. Tecnologia Educacional.pt_BR
dc.titleA MATERIALIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITES: UMA PROPOSTA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR


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