dc.description.abstract | Esta dissertação abordará a horta escolar como laboratório para o ensino aprendizagem da disciplina de ciências, onde será enfatizada a criação das diversas
possibilidades de pensar e fazer a educação ambiental, focando no que o município
de Aimorés – MG tem de mais rico - a terra produtiva sob uma perspectiva libertária,
desconstruindo conceitos e mostrando as singularidades das redes de saberes e
fazeres, promovendo dessa forma a construção do conhecimento de forma coletiva.
Como a horta orgânica escolar pode colaborar na construção de possibilidades de
metodologias para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e também para
concretizar a Educação Ambiental no ambiente escolar? O objetivo geral é avaliar o
potencial da educação ambiental como meio para explorar o espaço escolar tornando
a Escola Estadual José Teixeira Franco, em Expedicionário Alício, distrito da cidade
de Aimorés/MG, um ambiente vivo de ensino-aprendizagem. Somado aos objetivos
específicos tem-se: Propor aos educandos do 8º ano do Ensino Fundamental a
realização de uma horta orgânica na escola; orientar os alunos quanto ao manuseio
de técnicas para o plantio; identificar o trabalho sobre Educação Ambiental
desenvolvido na escola pesquisada; adotar metodologias interdisciplinares tendo a
disciplina de Ciências como norteadora e a horta como ambiente de aprendizagem e
desenvolver um produto educativo E-Book por meio de um Projeto de Intervenção
Ambiental sobre Educação Ambiental na escola. A justificativa se explica por meio
diversos interesses em pesquisar o assunto. A vivência diária em uma escola do
campo enfatiza a necessidade de desenvolver um trabalho com os alunos de maneira
diferenciada, tendo em vista que as necessidades são distintas dos grandes centros.
A metodologia será bibliográfica e qualitativa com pesquisa-ação de forma coletiva
que se realizará por meio de um projeto interdisciplinar sobre a horta e o jardim
escolar. | pt_BR |