Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVELOSO, CARINA
dc.date.accessioned2021-09-16T19:19:02Z
dc.date.available2021-09-16T19:19:02Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/968
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma discussão acerca da importância das diversas estratégias inseridas no contexto do processo ensino-aprendizagem, no que concerne à produção do conhecimento na Educação a Distância. Teve como objetivo geral discutir as relações existentes entre as estratégias de ensino e a participação dos discentes nas atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA em um semestre letivo em um curso de Pedagogia ofertado na modalidade presencial, em uma instituição de ensino privada do Espírito Santo. Buscou-se também evidenciar a importância do desenvolvimento de uma formação continuada para professores/tutores, que por sua vez estar preparados para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, com base em estratégias diversificadas, sempre estabelecendo contato permanente com os alunos, mediando e incentivando a participação nas atividades desenvolvidas no AVA. O estudo empírico foi realizado com a participação de 28 alunos e 05 docentes do curso de Pedagogia presencial, de disciplinas desenvolvidas na modalidade a distância, que compõem os 20% EaD, em uma Instituição de Ensino Superior do município da Serra, no Estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos em relação à utilização das estratégias de ensino- aprendizagem evidenciaram menor frequência de uso de estratégias diferentes, mesmo os docentes conhecendo as estratégias que podem ser utilizadas no AVA e se avaliando como preparados para trabalhar na modalidade a distância. Frente aos resultados obtidos, ressalta-se a necessidade de maior investimento na formação continuada de docentes/tutores em relação ao incentivo para o uso de estratégias diversificadas de ensino - aprendizagem, por reconhecer seus benefícios para a aprendizagem, especialmente, na modalidade a distância, que requer aprendizes mais autônomos em um processo de ensino-aprendizagem que precisa ser desenvolvido cada vez mais interativo.pt_BR
dc.subjectEducação a Distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Estratégias de Ensino-Aprendizagem.pt_BR
dc.titleAMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: INFLUÊNCIAS DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples