dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma discussão acerca da importância
das diversas estratégias inseridas no contexto do processo ensino-aprendizagem, no
que concerne à produção do conhecimento na Educação a Distância. Teve como
objetivo geral discutir as relações existentes entre as estratégias de ensino e a
participação dos discentes nas atividades propostas no Ambiente Virtual de
Aprendizagem - AVA em um semestre letivo em um curso de Pedagogia ofertado na
modalidade presencial, em uma instituição de ensino privada do Espírito Santo.
Buscou-se também evidenciar a importância do desenvolvimento de uma formação
continuada para professores/tutores, que por sua vez estar preparados para
desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, com base em estratégias
diversificadas, sempre estabelecendo contato permanente com os alunos, mediando
e incentivando a participação nas atividades desenvolvidas no AVA. O estudo
empírico foi realizado com a participação de 28 alunos e 05 docentes do curso de
Pedagogia presencial, de disciplinas desenvolvidas na modalidade a distância, que
compõem os 20% EaD, em uma Instituição de Ensino Superior do município da Serra,
no Estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos em relação à utilização das
estratégias de ensino- aprendizagem evidenciaram menor frequência de uso de
estratégias diferentes, mesmo os docentes conhecendo as estratégias que podem ser
utilizadas no AVA e se avaliando como preparados para trabalhar na modalidade a
distância. Frente aos resultados obtidos, ressalta-se a necessidade de maior
investimento na formação continuada de docentes/tutores em relação ao incentivo
para o uso de estratégias diversificadas de ensino - aprendizagem, por reconhecer
seus benefícios para a aprendizagem, especialmente, na modalidade a distância, que
requer aprendizes mais autônomos em um processo de ensino-aprendizagem que
precisa ser desenvolvido cada vez mais interativo. | pt_BR |