dc.description.abstract | A presente dissertação delineou-se a partir da inquietude enquanto educadora a
respeito do enfoque dado à leitura das imagens dos textos. Assim, buscou-se nas
Histórias em Quadrinhos estratégias para se trabalhar a importância da leitura
imagética para a construção do sentido do texto e auxiliar no processo de formação
de leitores proficientes. As HQs podem ser consideradas textos dialógicos e
polifônicos com grande apelo imagético despertando o interesse pela leitura. A partir
dessa concepção apresentamos o problema desta pesquisa: como as Histórias em
Quadrinhos podem, enquanto gênero discursivo, subsidiar a formação de leitores
considerando a linguagem imagética na construção do significado do texto? Dessa
forma objetiva-se com essa pesquisa compreender como as Histórias em Quadrinhos
são capazes de oportunizar ao educando a leitura imagética do texto. Para atingir esse
objetivo foi elaborada uma oficina intitulada: “A leitura imagética das HQs”. Assim,
neste trabalho, constatou-se como um trabalho sistematizado e estruturado sobre um
novo enfoque dado ao gênero HQ que deve ser visto como um recurso didático, na
sala de aula aproveitando-se do seu potencial lúdico e sua linguagem peculiar pode
contribuir para a compreensão de textos imagéticos e uma melhor compreensão da
linguagem não verbal. Para o delineamento da pesquisa foi adotada a pesquisa-ação,
na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora e facilitadora da
compreensão leitora. O campo de coleta de dados foi a sala de aula das turmas de 6º
anos do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino da rede pública, localizada
em um município do sul do estado do Espírito Santo. As análises dos dados e
interpretação dos resultados indicaram que a prática da leitura das Histórias em
Quadrinhos com objetivos bem definidos e com estratégias de leitura permitem que o
educando encontre as ferramentas adequadas para lidar com o texto imagético e
compreendê-lo. Dado o exposto, acredita-se que essa pesquisa contribui para o
educador busque novas ferramentas para que o educando alcance a autonomia leitora
das imagens, de modo que seja capaz de compreender outros textos imagéticos. | pt_BR |