dc.description.abstract | As Lesões por Pressão em pacientes hospitalizados, têm se constituído
em um sério problema de gestão de cuidado de enfermagem. Devido aos elevados
índices encontrados e aos custos emocionais e financeiros que acarretam os
profissionais de saúde tem sido impulsionado, a buscarem elaboração de rotinas cada
vez mais aperfeiçoadas. Objetivos: Avaliar o conhecimento técnico/científico de
Enfermeiros quanto à Prevenção Redução e Cuidados de Lesão por Pressão dentro
das UTIs. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo simples com
abordagem quali-quantitativo, realizada em dois Hospitais do Norte do Estado do
Espirito Santo em maio e junho de 2019 com 17 enfermeiros de quatro UTIs por meio
da avaliação do conhecimento das ações/intervenções existentes para prevenir as
LPP nas UTIs ;Utilizou-se um instrumento contendo 23 questões referente ao perfil
sócio demográfico ,conhecimento e prática .O processo de análise dos dados se deu
por estatística descritiva simples mediante cálculo de frequência absoluta e relativa
sendo a análise de pesquisa qualitativa que consistem em: ordenação, classificação
dos dados e análise final. Resultados: Dos 17 entrevistados 55,55% possuía faixa
etária predominante entre 30 a 40 anos, 27,77% faz uso às vezes da escala de Braden
e 16,66% não faz uso da Escala de Braden. A maioria 61,11%possuia Pós-Graduação
Latu Senso em Saúde Pública; desses, nenhum em estomaterapia. Dos entrevistados
83,33% refere sentir dificuldade em identificar as seis categorias de LPP,16,66%
relataram não ter recebido treinamento sobre o tema e 22,22% relataram obter
informações por livro revistas artigos na internet .Conclusão: O estudo identificou uma
deficiência no conhecimento sobre o tema , uma vez que apontou que a maior parte
dos participantes relataram fragilidade no conhecimento técnico e cientifico em
assuntos básicos sobre as LPPs.Como produto final uma cartilha de consulta rápida
foi elaborada ,com intuito de contribuir para cuidado preventivo das LPPs dentro das
UTI . | pt_BR |