Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFREITAS, WAGNER
dc.date.accessioned2021-09-03T19:38:11Z
dc.date.available2021-09-03T19:38:11Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/955
dc.description.abstractEste estudo discute a didática do ensino de Ciências Naturais e apresenta reflexões decorrentes de experiência com atividades práticas no ensino da disciplina. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Carlos Lindenberg, localizada no município de Pinheiros-ES, e teve como objetivo investigar a importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem do conteúdo de Química no 9º ano do Ensino Fundamental, propondo aulas mais atraentes, capazes de levar os alunos a compreensão e assimilação dos conteúdos propostos no ensino de Ciências. Inicialmente, discutimos a importância do ensino de Ciências em um contexto que abrange a melhoria da qualidade de ensino com igualdade para todos. Em seguida, argumentamos, por meio de referenciais teóricos, a importância de metodologias de ensino que auxiliem a aprendizagem. O trabalho analisou e comparou duas turmas com processos de ensino de um mesmo conteúdo de forma distinta. Em uma das turmas pesquisadas o ensino se deu por meio de aulas teóricas aliadas à pratica experimental, enquanto que em outra turma de mesmo nível o processo ensino-aprendizagem ocorreu por meio de aulas teóricas e discursivas. Por meio de questionários destinados aos alunos obtivemos informações a respeito das aulas práticas experimentais, as quais demonstraram sua importância para fundamentar a teoria no ensino de Ciências.pt_BR
dc.subjectAulas Práticas, Aulas Teóricas, Ensino de Ciências, Aprendizadopt_BR
dc.titleA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NATURAIS: MÉTODOS E PRÁTICAS DOCENTES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem