dc.description.abstract | Este estudo discute a didática do ensino de Ciências Naturais e apresenta reflexões
decorrentes de experiência com atividades práticas no ensino da disciplina. A
pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador
Carlos Lindenberg, localizada no município de Pinheiros-ES, e teve como objetivo
investigar a importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem do
conteúdo de Química no 9º ano do Ensino Fundamental, propondo aulas mais
atraentes, capazes de levar os alunos a compreensão e assimilação dos conteúdos
propostos no ensino de Ciências.
Inicialmente, discutimos a importância do ensino de Ciências em um contexto que
abrange a melhoria da qualidade de ensino com igualdade para todos. Em seguida,
argumentamos, por meio de referenciais teóricos, a importância de metodologias de
ensino que auxiliem a aprendizagem. O trabalho analisou e comparou duas turmas
com processos de ensino de um mesmo conteúdo de forma distinta.
Em uma das turmas pesquisadas o ensino se deu por meio de aulas teóricas aliadas
à pratica experimental, enquanto que em outra turma de mesmo nível o processo
ensino-aprendizagem ocorreu por meio de aulas teóricas e discursivas.
Por meio de questionários destinados aos alunos obtivemos informações a respeito
das aulas práticas experimentais, as quais demonstraram sua importância para
fundamentar a teoria no ensino de Ciências. | pt_BR |