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dc.contributor.authorPINTO, FABRÍCIO
dc.date.accessioned2021-09-03T17:32:43Z
dc.date.available2021-09-03T17:32:43Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/928
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo central, analisar o contraste negativo nos resultados de participação das mulheres comparado aos dos homens, nas aulas de Educação Física das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas do município de Viana-ES. Utilizou-se metodologicamente a abordagem qualitativa, cujo método de procedimento técnico é a entrevista, com o propósito de desenvolver a pesquisa de campo. A fundamentação teórica apresentada foi constituída pelos seguintes objetivos específicos: investigou-se a cultura de corpo e gênero; Apresentou-se a influência da cultura patriarcal; identificaram-se as manifestações sociais no e/do corpo e sua relação com a educação; analisaram-se as relações de Gênero na Educação Física escolar; explicitou-se o distanciamento das mulheres do esporte nas aulas. De acordo com os resultados obtidos por meio da pesquisa de campo realizada em uma determinada escola do município e Conforme dados teórico-práticos levantados e aplicados na análise e discussão dos dados, percebeu se que as participantes do estudo relataram que o preconceito e a discriminação em relação à prática esportiva entre as mulheres são frequentes, devido às raízes da cultura patriarcal na qual sustenta a função social da mulher através do papel eminentemente de procriação e posição de passividade e pela ideia do esporte como campo prioritariamente masculino, uma vez que a mulher é vista, demasiadamente, como o sexo frágil; além de outros fatores historicamente arraigados na sociedade. Essas são causas determinantes na participação e prática de esporte por parte do gênero feminino, ou daqueles cujo perfil físico não corresponde ao estereótipo dos que praticam esportes, e, como consequência, finda por excluí-los das atividades desportivas escolares, por vezes de modo sutil, sem que os envolvidos no processo percebam com mais clareza a causa desse afastamento. É com este ideal que surge o trabalho doravante defendido, no intuito de percorrer um caminho inóspito, em alguns momentos, profuso em outros, mas que traz à luz da modernidade a explicação de um problema histórico que, felizmente, tem perdido força ao longo do tempo.pt_BR
dc.subjectEducação Física, gênero, esporte, aulas, exclusão.pt_BR
dc.titleMulher, Esporte e Gênero: uma análise das aulas de Educação Física do município de Viana- ESpt_BR


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