dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo central, analisar o contraste negativo nos
resultados de participação das mulheres comparado aos dos homens, nas aulas de
Educação Física das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas do
município de Viana-ES. Utilizou-se metodologicamente a abordagem qualitativa, cujo
método de procedimento técnico é a entrevista, com o propósito de desenvolver a
pesquisa de campo. A fundamentação teórica apresentada foi constituída pelos
seguintes objetivos específicos: investigou-se a cultura de corpo e gênero;
Apresentou-se a influência da cultura patriarcal; identificaram-se as manifestações
sociais no e/do corpo e sua relação com a educação; analisaram-se as relações de
Gênero na Educação Física escolar; explicitou-se o distanciamento das mulheres do
esporte nas aulas. De acordo com os resultados obtidos por meio da pesquisa de
campo realizada em uma determinada escola do município e Conforme dados
teórico-práticos levantados e aplicados na análise e discussão dos dados, percebeu se que as participantes do estudo relataram que o preconceito e a discriminação em
relação à prática esportiva entre as mulheres são frequentes, devido às raízes da
cultura patriarcal na qual sustenta a função social da mulher através do papel
eminentemente de procriação e posição de passividade e pela ideia do esporte
como campo prioritariamente masculino, uma vez que a mulher é vista,
demasiadamente, como o sexo frágil; além de outros fatores historicamente
arraigados na sociedade. Essas são causas determinantes na participação e prática
de esporte por parte do gênero feminino, ou daqueles cujo perfil físico não
corresponde ao estereótipo dos que praticam esportes, e, como consequência, finda
por excluí-los das atividades desportivas escolares, por vezes de modo sutil, sem
que os envolvidos no processo percebam com mais clareza a causa desse
afastamento. É com este ideal que surge o trabalho doravante defendido, no intuito
de percorrer um caminho inóspito, em alguns momentos, profuso em outros, mas
que traz à luz da modernidade a explicação de um problema histórico que,
felizmente, tem perdido força ao longo do tempo. | pt_BR |