dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inserção dos conteúdos da
história e cultura afro-brasileira no âmbito da educação física escolar, na região do
entorno de Campo Grande - Cariacica, a fim de perceber as aproximações e
distanciamentos entre as Leis 10.639/03 com a disciplina em questão. Trata-se de
uma pesquisa aplicada por ser realizada com o propósito de gerar conhecimentos
para aplicação prática e apontada à solução de problemas específicos. Se tratando
de uma abordagem quantitativa e também qualitativa, pois ao mesmo tempo que se
pretende quantificar a percentagem de professores que atuam com os conteúdos da
história e cultura afro-brasileira busca-se também uma análise qualitativa sobre as
variáveis que influenciam esta atuação. A principal ferramenta utilizada será um
formulário, onde constam as questões da entrevista, feita pessoalmente aos (as)
professores (as) de educação física das 08 escolas selecionadas. Após a analises
dos dados foi feita uma proposta pedagógica para o ensino fundamental onde se
pretende estimular os conteúdos da história e cultura africana e afro-brasileira nas
aulas de educação física. | pt_BR |