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dc.contributor.authorSANTOS, VALMIRO
dc.date.accessioned2021-09-01T19:54:38Z
dc.date.available2021-09-01T19:54:38Z
dc.date.issued2018-05-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/913
dc.description.abstractO crescente uso das novas tecnologias de comunicação e informação pelos discentes, dentro e fora dos espaços escolares, impõe impreterivelmente aos professores a necessidade de encarar novos desafios metodológicos e pedagógicos, pois as diferentes mudanças provocadas pelas técnicas modernas impactam diretamente na transformação dos aspectos culturais, econômicas e sociais dos sujeitos. Nesse sentido, as alterações e adaptações dos métodos pedagógicos devem ser inovadoras e do mesmo tamanho da incitação apresentada pela sociedade, a partir de instrumentos que atendam a demanda social de forma ampla, dinâmica e irrestrita. Nessa perspectiva, os Recursos Educacionais Abertos (REA) emerge como uma alternativa capaz de provocar uma saída frente à nova realidade existente nas comunidades escolares. Os REA são materiais de aprendizado e ensino, disponíveis sob o domínio público, licenciados de maneira aberta, compartilhados, e que podem ser utilizados e adaptados por qualquer pessoa, principalmente, fazendo uso da internet. Nessa perspectiva, a presente pesquisa procura investigar o seguinte problema: Qual a produção de materiais pedagógicos elaborados pelos professores que lecionam as disciplinas de História e Geografia, dos anos finais, nas escolas municipais da cidade de Teixeira de Freitas? Para tanto, foi aplicado um questionário de investigação a fim de coletar dados e posterior análise. Essa ação tem como objetivo contribuir, junto à prefeitura local, na construção de uma rede entre as escolas municipais, a fim de disponibilizar os materiais pedagógicos produzidos pelos docentes (que lecionam Geografia e História), de forma colaborativa e no formato dos Recursos Educacionais Abertos REA. Quanto aos resultados alcançados, pode-se destacar que 92% dos professores de História e Geografia produzem algum tipo de material pedagógico, e 83% não possui restrição em compartilhar suas produções acadêmicaspt_BR
dc.subjectREA, Materiais Pedagógicos, Docentes, Compartilhamentopt_BR
dc.titleRECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEIXEIRA DE FREITAS- BApt_BR


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