dc.description.abstract | O crescente uso das novas tecnologias de comunicação e informação pelos
discentes, dentro e fora dos espaços escolares, impõe impreterivelmente aos
professores a necessidade de encarar novos desafios metodológicos e pedagógicos,
pois as diferentes mudanças provocadas pelas técnicas modernas impactam
diretamente na transformação dos aspectos culturais, econômicas e sociais dos
sujeitos. Nesse sentido, as alterações e adaptações dos métodos pedagógicos
devem ser inovadoras e do mesmo tamanho da incitação apresentada pela
sociedade, a partir de instrumentos que atendam a demanda social de forma ampla,
dinâmica e irrestrita. Nessa perspectiva, os Recursos Educacionais Abertos (REA)
emerge como uma alternativa capaz de provocar uma saída frente à nova realidade
existente nas comunidades escolares. Os REA são materiais de aprendizado e
ensino, disponíveis sob o domínio público, licenciados de maneira aberta,
compartilhados, e que podem ser utilizados e adaptados por qualquer pessoa,
principalmente, fazendo uso da internet. Nessa perspectiva, a presente pesquisa
procura investigar o seguinte problema: Qual a produção de materiais pedagógicos
elaborados pelos professores que lecionam as disciplinas de História e Geografia,
dos anos finais, nas escolas municipais da cidade de Teixeira de Freitas? Para
tanto, foi aplicado um questionário de investigação a fim de coletar dados e posterior
análise. Essa ação tem como objetivo contribuir, junto à prefeitura local, na
construção de uma rede entre as escolas municipais, a fim de disponibilizar os
materiais pedagógicos produzidos pelos docentes (que lecionam Geografia e
História), de forma colaborativa e no formato dos Recursos Educacionais Abertos REA. Quanto aos resultados alcançados, pode-se destacar que 92% dos
professores de História e Geografia produzem algum tipo de material pedagógico, e
83% não possui restrição em compartilhar suas produções acadêmicas | pt_BR |