Show simple item record

dc.contributor.authorCOSTALONGA, KESSYA
dc.date.accessioned2021-09-01T18:00:07Z
dc.date.available2021-09-01T18:00:07Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/891
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou avaliar o nível de desempenho discente do curso de Pedagogia no Estado do Espírito Santo, traçando uma comparação dos resultados obtidos pelos cursos na modalidade à distância e presencial nos Enades de 2005 a 2014. Buscou-se também evidenciar as relações existentes entre as modalidades de ensino, o tipo de Instituição de Ensino Superior e a presença de disciplinas relevantes para a formação do pedagogo na visão do coordenador de curso. Este trabalho analisa o ensino superior a partir de uma reconstrução da sua trajetória histórica e apresenta uma literatura das políticas educacionais recentes para o setor, assim como o crescimento do Ensino Superior em ambas as modalidades. Foram analisados 71 cursos, cadastrados no sítio do Ministério da Educação e que participaram dos respectivos certames obtendo nota diferente de zero. Os resultados demonstraram que a modalidade de ensino EaD possui maior prevalência de instituições de ensino federal do que privada, colocando a Universidade em primeira colocação pela organização acadêmica. Foi possível também identificar no estudo que não houve diferença na análise de medianas entre as modalidades de vínculos do EaD com o ensino presencial, ou seja, independente da modalidade de ensino a qual o aluno está matriculado, o teste não apurou significância da nota. A pesquisa realizada com os coordenadores de curso, identificou que mais de 70% das IES que responderam o questionário, praticam algum método de preparação do aluno junto ao Enade.pt_BR
dc.subjectPedagogia; Enade; Ensino Presencial e Ensino a Distânciapt_BR
dc.titleLICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record