dc.description.abstract | O Ensino de Ciências é defasado no nível escolar, pois além do sistema tradicionalista
e conteudista, ao aluno são apresentados conceitos que não são tangenciados pelas
vivências e experimentação concreta. Por conta desse cenário, entende-se que os
jogos didáticos possam ser importantes ferramentas para auxiliar na ressignificação
da Ciência e na estimulação da curiosidade no cotidiano escolar. A pesquisa se
propõe a verificar a influência das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem, tendo como referência jogos didáticos no auxílio na linguagem escolar,
apropriando-se da cultura de se fazer ciência. A pesquisa classifica-se como Pesquisa
ação de cunho Quanti-quali. Desenvolveu-se em duas Escolas da Rede Municipal de
Vitória, com alunos do 6º ao 9º ano dos turnos matutino e vespertino. Os jogos foram
elaborados considerando o conteúdo programático previsto para o ensino de ciências
relacionado às séries supracitadas. A partir da aplicação dos exercícios pré e pós jogos, constituídos pelos mesmos exercícios, os dados foram tabulados e realizado
tratamento estatístico apropriado, tal como atribuir medidas de frequência para
variáveis qualitativas; e tratamento por média, desvio-padrão para variáveis
quantitativas. Utilizou-se o programa Microsoft Excel®. Frente aos jogos elaborados
sobre conteúdos curriculares: alimentação, cadeia alimentar, taxonomia, tabela
periódica e mudança de estado físico, de modo geral, observou-se um comportamento
positivo em relação ao uso de alternativas didáticas como estratégia de fomentar a
aproximação e interação dos estudantes em relação ao ensino de conteúdos de
ciências. A partir do comportamento da curva de regressão linear (R² = 0,755),
percebeu-se que existe correlação positiva entre as médias dos testes aplicados antes
e após. Esta primeira análise foi fundamental, posto que demonstrou que os jogos
didáticos elaborados não interferiram de modo a gerar a desconexão e ação contrária
aos conteúdos previamente expostos pelos professores regentes de cada turma.
Comparando a disposição das notas das turmas avaliadas é possível perceber, que
há tendência de aumento das notas após a aplicação dos jogos. Vale destacar,
especialmente, o aumento do quantitativo de notas que superam a mediana quando
se comparam as notas obtidas antes e após a aplicação dos jogos didáticos. Avaliando
todos os jogos elaborados e os resultados atingidos, percebeu-se melhorias em vários
aspectos, como na aprendizagem, postura em sala de aula, sociabilidade,
planejamento, flexibilidade cognitiva, atenção e memória. Com o intuito de nortear
futuros trabalhos com ludicidade, os jogos que resultaram desta pesquisa foram
compilados em uma cartilha “Ciência é dinâmica: nos jogos o encontro do saber”. | pt_BR |