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dc.contributor.authorBARROSO, CRISTIANE
dc.date.accessioned2021-09-01T14:54:39Z
dc.date.available2021-09-01T14:54:39Z
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/881
dc.description.abstractO Ensino de Ciências é defasado no nível escolar, pois além do sistema tradicionalista e conteudista, ao aluno são apresentados conceitos que não são tangenciados pelas vivências e experimentação concreta. Por conta desse cenário, entende-se que os jogos didáticos possam ser importantes ferramentas para auxiliar na ressignificação da Ciência e na estimulação da curiosidade no cotidiano escolar. A pesquisa se propõe a verificar a influência das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem, tendo como referência jogos didáticos no auxílio na linguagem escolar, apropriando-se da cultura de se fazer ciência. A pesquisa classifica-se como Pesquisa ação de cunho Quanti-quali. Desenvolveu-se em duas Escolas da Rede Municipal de Vitória, com alunos do 6º ao 9º ano dos turnos matutino e vespertino. Os jogos foram elaborados considerando o conteúdo programático previsto para o ensino de ciências relacionado às séries supracitadas. A partir da aplicação dos exercícios pré e pós jogos, constituídos pelos mesmos exercícios, os dados foram tabulados e realizado tratamento estatístico apropriado, tal como atribuir medidas de frequência para variáveis qualitativas; e tratamento por média, desvio-padrão para variáveis quantitativas. Utilizou-se o programa Microsoft Excel®. Frente aos jogos elaborados sobre conteúdos curriculares: alimentação, cadeia alimentar, taxonomia, tabela periódica e mudança de estado físico, de modo geral, observou-se um comportamento positivo em relação ao uso de alternativas didáticas como estratégia de fomentar a aproximação e interação dos estudantes em relação ao ensino de conteúdos de ciências. A partir do comportamento da curva de regressão linear (R² = 0,755), percebeu-se que existe correlação positiva entre as médias dos testes aplicados antes e após. Esta primeira análise foi fundamental, posto que demonstrou que os jogos didáticos elaborados não interferiram de modo a gerar a desconexão e ação contrária aos conteúdos previamente expostos pelos professores regentes de cada turma. Comparando a disposição das notas das turmas avaliadas é possível perceber, que há tendência de aumento das notas após a aplicação dos jogos. Vale destacar, especialmente, o aumento do quantitativo de notas que superam a mediana quando se comparam as notas obtidas antes e após a aplicação dos jogos didáticos. Avaliando todos os jogos elaborados e os resultados atingidos, percebeu-se melhorias em vários aspectos, como na aprendizagem, postura em sala de aula, sociabilidade, planejamento, flexibilidade cognitiva, atenção e memória. Com o intuito de nortear futuros trabalhos com ludicidade, os jogos que resultaram desta pesquisa foram compilados em uma cartilha “Ciência é dinâmica: nos jogos o encontro do saber”.pt_BR
dc.subjectescola – aprendizagem – cartilhapt_BR
dc.titlePOTENCIALIDADES DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR


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