dc.description.abstract | Com o escopo precípuo de refletir sobre a aplicabilidade da PNRS nas Séries Iniciais das Escolas
Municipais de Eunápolis-Bahia e compreender a importância da educação ambiental no contexto
escolar, este trabalho tem como objetivo geral mostrar um olhar diferenciado acerca das ações
desenvolvidas em algumas escolas públicas do Município de Eunápolis, com respaldo na Educação
Ambiental e direcionamento aos Resíduos Sólidos Urbanos, com a finalidade de mostrar a
importância dos princípios legais do meio ambiente em discussão nas séries iniciais, dando ênfase à
problemática dos resíduos sólidos. A presente dissertação busca investigar o fazer pedagógico dos
Professores, na área específica de Educação Ambiental, quando inserida no cotidiano escolar. O
estudo ainda tece uma análise concernente aos normativos nacionais e sua interferência na maneira
pela qual os professores trabalham pedagogicamente as questões socioambientais em sala de aula,
enfatizando a inserção da legislação que trata dos resíduos sólidos na proposta voltada para a
educação ambiental nas escolas. Portanto, na presente pesquisa, a problemática a ser desenvolvida,
dado a sua urgência, advém do seguinte questionamento: a Educação Ambiental é um instrumento
eficaz e necessário para a conscientização nas séries iniciais quanto à política nacional de resíduos
sólidos? Para tanto, foi feito um estudo de caso em três escolas públicas municipais da cidade de
Eunápolis, nas quais foram investigados os conteúdos e métodos utilizados para o desenvolvimento
da Educação Ambiental quanto à temática abordada. Os resultados alcançados giram em torno de
um passo dado em direção a um despertar pedagógico em que os professores, diretores e
coordenadores sejam alvissareiros na construção de uma educação ambiental mais sólida e mais
consciente e que disseminem junto à sociedade essa prática, buscando novos parceiros para erigir
essa temática de utilidade para todos. | pt_BR |