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CONDIÇÕES DE TRABALHO E IMPACTOS NA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
dc.contributor.author | TAMIASSO, DOUGLAS MAGNO | |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T14:30:11Z | |
dc.date.available | 2021-08-31T14:30:11Z | |
dc.date.issued | 2018-03-09 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/835 | |
dc.description.abstract | A proposta deste estudo é abordar a incidência de doenças em docentes sob a ótica do cotidiano de trabalho, tendo como enfoque duas escolas da Rede Pública Estadual do Município de Nova Venécia-ES. A pesquisa foi baseada nos aspectos teóricos sobre situações estressantes que acometem professores. O objetivo geral é demonstrar que o estresse, a falta de qualidade de vida, de trabalho são situações que prejudicam a saúde do professor do Ensino Médio. Os resultados obtidos constatam que muitos fatores negativos são responsáveis por essa incidência, como: horário de trabalho extenso, ausência de atividade física e envolvimento emocional no trabalho. Entretanto, há melhorias quando o diagnóstico é realizado precocemente e o professor busca recursos para tratamento especializado. Concluímos que a prevenção ao estresse e outras causas que impactam na saúde do professor, assim como a valorização profissional, podem melhorar as condições de vida e de trabalho desse profissional. | pt_BR |
dc.subject | Doenças. Condições de trabalho.Prevenção. Valorização. | pt_BR |
dc.title | CONDIÇÕES DE TRABALHO E IMPACTOS NA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |