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dc.contributor.authorNASCIMENTO, WELLINGTON
dc.date.accessioned2021-08-31T14:21:55Z
dc.date.available2021-08-31T14:21:55Z
dc.date.issued2016-07-21
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/833
dc.description.abstractA Química é um componente curricular classificado como difícil por grande parte de discentes da educação básica, acarretando frequente desinteresse e dificuldade de aprendizagem. O raciocínio lógico e a capacidade de abstração, fundamentais à compreensão dos conteúdos dessa ciência, em geral, não foram adequadamente estimulados em momentos anteriores, agravando esse quadro. Outra fragilidade frequente é a associação pouco reflexiva da matemática aos conceitos químicos, transformando-a em mera aplicação de fórmulas. Com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), pesquisas no ensino de química têm apontado a necessidade de se trabalhar o papel social das ciências com a finalidade de contribuir no processo de formação do cidadão, podendo ser utilizada, para esse fim, novas metodologias que possam cooperar para a motivação dos educandos. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou investigar o uso de atividades significativas, como a aplicação de jogos e o uso de atividades experimentais promovida em uma turma de trinta alunos da 1º etapa 1 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio em uma Escola Estadual do Espírito Santo localizada no município de Aracruz, estudando as potencialidades e as fragilidades da promoção dessas metodologias não convencionais, para o favorecimento à apropriação de conhecimentos. A metodologia utilizada foi Pesquisa – ação, tendo como referências de autor Barbier (2007). Para a análise dos dados deste estudo qualitativo, buscamos apoio, basicamente, nos teóricos: Cunha (2012), Silva (2010), Santos(2010), Almeida (2010), Ausubel (1982), Moreira (1982) e no Documento Base do Proeja (2006), além de contribuições recentes que enriqueceram o presente trabalho. Comprovando o que os pesquisadores apontaram a respeito do uso dessas atividades significativas como meio de favorecer o aprendizado, essa pesquisa também encontrou relação direta entre o seu uso e a melhora no rendimento escolar.pt_BR
dc.subjectEducação. Química. Ensino-aprendizagem. Atividades significativas. Jogos e atividades experimentais. Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleATIVIDADES SIGNIFICATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR


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