Show simple item record

dc.contributor.authorSOUZA, TALITA
dc.date.accessioned2021-08-31T13:55:04Z
dc.date.available2021-08-31T13:55:04Z
dc.date.issued2016-09-16
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/826
dc.description.abstractO presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso e teve como objetivo investigar como a EA é desenvolvida pelos professores de Ciências nas escolas da rede municipal de Ensino Fundamental II (6° ao 9° Ano), do município Teixeira de Freitas (BA). Por meio da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma fundamentação teórica sobre a EA e o levantamento de dados, abordados de forma quantitativa, foi realizado com a aplicação de um questionário estruturado. Investigou-se como esses educadores formatam e executam suas práticas pedagógicas ambientais voltadas à EA, para isso, foram entrevistados 25 professores do quadro de efetivos e contratados, das 20 escolas municipais estudadas. E, por meio dos resultados obtidos, foi possível constatar que os professores pesquisados são em sua maioria do sexo feminino, lecionam em três turmas, atendem os 7° e 8° Anos do Fundamental II e estão atuando de 03 a 07 anos na escola que estão lotados. Existe embasamento teórico/metodológico e compreendem os fatores relacionados às questões ambientais e o grande enfoque da temática está acontecendo com iniciativas pedagógicas realizadas em sala de aula com ausência de um envolvimento maior com a comunidade do entorno da escola na maioria das práticas.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental, Prática Pedagógica, Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleA Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental: Um estudo sobre a prática pedagógica em Teixeira de Freitas (BA)pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record