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Inclusão escolar de alunos em situação de vulnerabilidade social: uma análise na EMEF Santa Cruz - Aracruz - ES
dc.contributor.author | COSME, SANTA IZABEL | |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T13:43:48Z | |
dc.date.available | 2021-08-31T13:43:48Z | |
dc.date.issued | 2016-04-16 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/822 | |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou analisar a inclusão escolar de alunos em situação de vulnerabilidade social na EMEF “Santa Cruz”, na cidade de Aracruz – ES. Para tanto, analisaram-se os documentos oficiais e a legislação pertinente e foram investigados 62 alunos do sexto ano por meio de questionário, bem como os professores e a equipe gestora, com entrevista estruturada. Além disso, usou-se o grupo focal para promover um debate entre os professores. Foram identificados os principais indicadores da vulnerabilidade social dos estudantes com base na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), na matriz empírica da vulnerabilidade social do Espírito Santo e nos estudos de Seddon (2014). Constatou-se que os estudantes apresentam elevado quantitativo de indicadores de vulnerabilidade social, presentes nas diversas dimensões: educação; emprego, cultura, esporte, lazer e renda insuficiente; saúde; composição familiar; e ambiente. Todos os profissionais entrevistados percebem essa realidade e evidenciaram que são muitos os desafios e que esses influenciam na trajetória escolar dos alunos. A pesquisa revela que esse cenário impacta a realidade vivida pelos professores, gestores e alunos e evidencia a complexidade dessa relação. Constatou-se também que, a escola, por si só, não é capaz de enfrentar as dificuldades que permeiam a vulnerabilidade social, pois essas implicam a intersetorialidade na gestão das políticas públicas educacionais, a relação entre a escola e a família e iniciativas de acompanhamento dos alunos em situação de vulnerabilidade social, além de investimentos financeiros. O debate entre os educadores resultou em um conjunto de ações que configuram a superação de “situações-limites”, pois ao se sentirem desafiados, buscam caminhos para romper os obstáculos com atitudes cotidianas que visam a liberdade dos oprimidos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar. Vulnerabilidade Social. Intersetorialidade na gestão pública. | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar de alunos em situação de vulnerabilidade social: uma análise na EMEF Santa Cruz - Aracruz - ES | pt_BR |