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dc.contributor.authorTHOMPSON, EDNEIME
dc.date.accessioned2021-08-27T20:01:41Z
dc.date.available2021-08-27T20:01:41Z
dc.date.issued2016-12-08
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/797
dc.description.abstractA temática da Educação do Campo retrata um universo de registros dos povos camponeses, reportando para um trajeto de reivindicações pela garantia do direito a uma educação que corresponda às suas peculiaridades por meio da oferta de práticas educativas dentro de um convívio comunitário. Com base ao que rege Freire (2001), “[...] a melhor afirmação para definir o alcance da prática educativa em face dos limites a que se submete é a seguinte: não podendo tudo, a prática educativa pode alguma coisa”, este trabalho expõe aspectos da formação histórica da educação focalizando a Educação do Campo e destacando seus significados, bem como a importância da Educação Ambiental no contexto do mundo atual, onde é urgente não só a conscientização, mas também o aprendizado efetivado na prática pedagógica e baseado na realidade concreta. A pesquisa objetiva conhecer e dar visibilidade às práticas educativas implementadas com relação à preservação do meio ambiente, peculiares à Educação do Campo das escolas (Unidocentes e Pluridocentes) com turmas multisseriadas do Sistema de Ensino Municipal do município de São Mateus/ES, bem como seus reflexos fora delas. Para tanto, foram investigadas as percepções de educadores, educandos, diretores e pais de alunos. Utilizando-se de diversos autores, para o seu referencial teórico, a pesquisa destaca: Arroyo (2011), Caldart (2016), Fernandes (2016), Molina (2004), Reigota (2014), Sorrentino & Trajber (20007), Welch (2012) e Zakrzevski (2007), entre outros, os quais refletem sobre a Educação do Campo, e também sobre a Educação Ambiental. Ao buscar compreender a correlação entre a Educação do Campo e a Educação Ambiental, nas práticas educativas de escolas com turmas multisseriadas, a pesquisa versa sobre a necessidade da efetivação dessas práticas, não só no espaço escolar, mas de forma que alcance toda a comunidade em que a escola se encontra inserida. Nesse lócus, observou-se que, a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas escolas com turmas multisseriadas do município de São Mateus/ES, porém, em pouca escala, face à influência que deve exercer a Educação do Campo nas escolas que a vivenciam. As temáticas em destaque são contempladas nas aulas de Agricultura, presente nos registros da Matriz Curricular dessas escolas. A pesquisa aponta que as referidas escolas devem trabalhar com projetos específicos (em atendimento à comunidade), visando o desenvolvimento de discussões acerca da Educação do Campo e da Educação Ambiental, pois o desenvolvimento sustentável tende a se realizar mediante as atividades e projetos sintonizados com os processos organizativos e culturais vividos pela comunidade local. Também se verificou a escassez de mobilizações, por parte da escola, frente à comunidade de inserção da mesma, o que demostra ser esse um obstáculo para a eficácia da aplicabilidade das práticas educativas relacionadas à preservação do Meio Ambiente.pt_BR
dc.subjectEducação do campo. Educação Ambiental. Práticas Educativas.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DO CAMPO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS COM TURMAS MULTISSERIADAS EM SÃO MATEUS – ESpt_BR


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