dc.description.abstract | A temática da Educação do Campo retrata um universo de registros dos povos
camponeses, reportando para um trajeto de reivindicações pela garantia do direito a
uma educação que corresponda às suas peculiaridades por meio da oferta de práticas
educativas dentro de um convívio comunitário. Com base ao que rege Freire (2001),
“[...] a melhor afirmação para definir o alcance da prática educativa em face dos limites
a que se submete é a seguinte: não podendo tudo, a prática educativa pode alguma
coisa”, este trabalho expõe aspectos da formação histórica da educação focalizando
a Educação do Campo e destacando seus significados, bem como a importância da
Educação Ambiental no contexto do mundo atual, onde é urgente não só a
conscientização, mas também o aprendizado efetivado na prática pedagógica e
baseado na realidade concreta. A pesquisa objetiva conhecer e dar visibilidade às
práticas educativas implementadas com relação à preservação do meio ambiente,
peculiares à Educação do Campo das escolas (Unidocentes e Pluridocentes) com
turmas multisseriadas do Sistema de Ensino Municipal do município de São
Mateus/ES, bem como seus reflexos fora delas. Para tanto, foram investigadas as
percepções de educadores, educandos, diretores e pais de alunos. Utilizando-se de
diversos autores, para o seu referencial teórico, a pesquisa destaca: Arroyo (2011),
Caldart (2016), Fernandes (2016), Molina (2004), Reigota (2014), Sorrentino & Trajber
(20007), Welch (2012) e Zakrzevski (2007), entre outros, os quais refletem sobre a
Educação do Campo, e também sobre a Educação Ambiental. Ao buscar
compreender a correlação entre a Educação do Campo e a Educação Ambiental, nas
práticas educativas de escolas com turmas multisseriadas, a pesquisa versa sobre a
necessidade da efetivação dessas práticas, não só no espaço escolar, mas de forma
que alcance toda a comunidade em que a escola se encontra inserida. Nesse lócus,
observou-se que, a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas escolas com
turmas multisseriadas do município de São Mateus/ES, porém, em pouca escala, face
à influência que deve exercer a Educação do Campo nas escolas que a vivenciam.
As temáticas em destaque são contempladas nas aulas de Agricultura, presente nos
registros da Matriz Curricular dessas escolas. A pesquisa aponta que as referidas
escolas devem trabalhar com projetos específicos (em atendimento à comunidade),
visando o desenvolvimento de discussões acerca da Educação do Campo e da
Educação Ambiental, pois o desenvolvimento sustentável tende a se realizar mediante
as atividades e projetos sintonizados com os processos organizativos e culturais
vividos pela comunidade local. Também se verificou a escassez de mobilizações, por
parte da escola, frente à comunidade de inserção da mesma, o que demostra ser esse
um obstáculo para a eficácia da aplicabilidade das práticas educativas relacionadas à
preservação do Meio Ambiente. | pt_BR |