Mostrar el registro sencillo del ítem
AS INTERFACES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL SHENEIDER CORDEIRO CORREIA - MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA
dc.contributor.author | CONCEIÇÃO, BENEDITO | |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T19:11:27Z | |
dc.date.available | 2021-08-27T19:11:27Z | |
dc.date.issued | 2015-08-28 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/791 | |
dc.description.abstract | ONCEIÇÃO, Benedito Borel. As Interfaces da Inserção da Educação Inclusiva na Escola Municipal Sheneider Cordeiro Correia Município de Teixeira de Freitas-BA. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré – São Mateus – 2015. A proposta desta pesquisa foi evidenciar os caminhos das interfaces da inserção da educação inclusiva na Escola Municipal Sheneider Cordeiro Correia, município de Teixeira de Freitas, região do Extremo Sul da Bahia, promovendo discussões sobre o atendimento de crianças, jovens e adultos, consideradas pessoas com necessidades especiais. Que tem como referencial teórico deste trabalho, interface, inserção, educação inclusiva, sala de aula, escola regular. As contribuições das leituras e reflexões das literaturas dos teóricos: MANZOTTA (2005), RODRIGUES (2008), ALVES (2012), MANTOAN (2002) CARVALHO (2013), e outros autores que apontam os alguns possíveis caminhos para a inserção da educação inclusiva na escola regular. Considerando a importância das contribuições desses autores nas indicações das leituras, nas falas, nas referências, nas afirmações, nos avanços da educação inclusiva com início no século XXVIII e os avanços que se adentram pelo século XXI. O estudo de caso feito com 10 (dez) profissionais da Escola Sheneider Cordeiro Correia, dentro de uma faixa etária entre os 30 a 59 anos da área das ciências humanas e ciências exatas. Este estudo possibilitou realizar uma investigação de caráter qualitativo com aplicação de questionário com perguntas objetivas, com fins específicos de compreender como os mesmos sinalizam os caminhos para a inclusão de alunos com necessidades especiais na sala de aula regular. Esta investigação evidenciou a trajetória da educação inclusiva, já mencionada, por estudiosos da área da inclusão no Brasil e exterior, assim como, a legislação a nível internacional, nacional e estadual, todos com um só objetivo: fazer valer os direitos adquiridos pelas Leis do Brasil e os tratados internacionais sobre a inclusão de pessoas com necessidade especial. O tema proposto nesta pesquisa é de grande relevância para uma sociedade inclusiva, porém, a teoria por si só não é suficiente, se faz necessário a prática no dia a dia. | pt_BR |
dc.subject | interfaces, inserção, educação inclusiva, escola regular | pt_BR |
dc.title | AS INTERFACES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL SHENEIDER CORDEIRO CORREIA - MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |