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dc.contributor.authorAMARO, AMARO
dc.date.accessioned2021-08-26T21:05:50Z
dc.date.available2021-08-26T21:05:50Z
dc.date.issued2015-12-16
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/778
dc.description.abstractA busca pela atenção dos alunos, nas salas de aula, possibilitou a procura por práticas pedagógicas diferenciadas na disciplina de matemática. Sendo assim, iniciou-se o desenvolvimento de aulas exploratórias fora do tradicional ambiente escolar, utilizando o método da Modelagem Matemática, que instigou a curiosidade matemática dos estudantes. Ao abordar temas ambientais nas aulas de matemática do sexto ano do ensino fundamental, foi constatada a indiferença e a falta de percepção quanto a temas importantes que estão em nosso cotidiano, como a falta de água no estado do Espírito Santo, a poluição gerada por grandes empresas no município de Vitória e a necessidade de tratamento do lixo gerado pela sociedade. Dessa forma, iniciou-se o processo de pesquisa sobre a práxis pedagógica em Educação Ambiental desenvolvida com alunos do quinto ano de uma determinada escola municipal de Vitória/ES, com a proposição de uma forma de aprimoramento ao ensino praticado em ambiente escolar, com o intuito de fomentar dúvidas, criar questionamentos e instigar a procura de soluções para problemas ambientais, utilizando o raciocínio matemático e os conhecimentos advindos da prática e conhecimento científico. O desenvolvimento da pesquisa objetivou a efetiva prática de Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e questionadora, com o objetivo de formar cidadãos capazes de utilizar a matemática como pergunta e resposta para situações do cotidiano. Sendo assim, foi elaborada uma sequência didática composta por dezesseis aulas de cinquenta minutos cada, nas quais o tema ambiental água foi escolhido para estudo e prática da disciplina de matemática. O intuito da prática da sequência didática foi ofertar uma alternativa ao ensino tradicional e instigar a utilização da Modelagem Matemática no desenvolvimento de outras sequências didáticas com temas ambientais variados, evidenciando a percepção de que o aluno é parte indissociável do meio ambiente, portanto, responsável direto pela preservação da vida, como defesa de sua própria sobrevivência. Ao final da sequência onde a prática da Educação Ambiental foi utilizada como ferramenta instigadora para o surgimento de dúvidas e soluções para problemas sociais que envolvam a intervenção matemática, os professores foram questionados sobre as percepções e expectativas a respeito do desenvolvimento didático por meio da modelagem.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Modelagem Matemática. Educação Fundamental. Sequência Didática.pt_BR
dc.titleMATEMÁTICA E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA MODELAGEM NO EXERCÍCIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR


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