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dc.contributor.authorCUNHA, MARIA
dc.date.accessioned2021-08-26T20:49:32Z
dc.date.available2021-08-26T20:49:32Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/773
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar como as políticas públicas de assistência estudantil implementadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Teixeira de Freitas estão contribuindo para a inclusão social dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica. Os Institutos Federais oferecem predominantemente educação profissional e tecnológica e buscam democratizar as condições de permanência no espaço escolar, diminuir as desigualdades sociais e regionais e promover a inclusão social. Para atender os alunos em vulnerabilidade social e contribuir com a sua permanência, existem diversas políticas públicas, dentre elas, destacamos a Assistência Estudantil, que no campus é representada por vários programas, entretanto o de mais relevância é o Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE) presente no campus Teixeira de Freitas desde 2011. Este estudo nasceu do desejo de buscar respostas para o seguinte problema: De que maneira as políticas públicas de assistência estudantil implementadas pelo Instituto Federal Baiano, campus Teixeira de Freitas estão contribuindo para a inclusão social dos discentes em vulnerabilidade socioeconômica? Os dados foram coletados por meio de entrevista com o gestor da Coordenação de Assuntos Estudantis, formulários para investigar as percepções dos servidores (técnicos e professores) e alunos em relação ao impacto da assistência estudantil na vida dos discentes, além da realização de dois grupos focais com uma amostra menor de alunos. Foram analisados os documentos que normatizam esse tema, tais como Editais de Seleção para o Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE) e outros que apresentam o quantitativo de alunos atendidos, os dados financeiros e estatísticos de 2011 a 2015. Os resultados indicaram que o PAISE é o programa de assistência estudantil mais relevante do campus, e que os auxílios ofertados proporcionam condições para que os discentes contemplados efetivem seus estudos. O PAISE é bem administrado, no entanto, percebeu-se que a quantidade de auxílios não é suficiente para atender todos os alunos em vulnerabilidade social e que a inexistência de profissionais como Assistente Social, Pedagogo e Psicólogo prejudica as ações pedagógicas e a operacionalização do programa. Os resultados desta análise revelaram que foram pagos 5628 auxílios entre os anos de 2012 e 2015, por meio do PAISE, e que tais auxílios contribuíram com a inclusão social e permanência de alunos em situação de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas. Educação. Educação Profissional. Inclusão Social.pt_BR
dc.titleAnálise da Inclusão Social dos Alunos - As Contribuições das Políticas de Assistência Estudantil Implementadas pelo Instituto Federal Baiano, Campus Teixeira de Freitaspt_BR


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