Mostrar el registro sencillo del ítem
A RELEVÂNCIA DO PROJETO EDUCACIONAL E SOCIAL INSTITUÍDO AOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA CST ARCELORMITTAL TUBARÃO (1994-2004)
dc.contributor.author | SOUSA, LUIZ CARLOS | |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T19:00:51Z | |
dc.date.available | 2021-08-26T19:00:51Z | |
dc.date.issued | 2015-08-29 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/768 | |
dc.description.abstract | O objetivo central dessa pesquisa é analisar as implicações que o processo de globalização da economia ocorrido na década de 1990 influenciou as empresas de grande porte a investirem na capacitação profissional e técnica de seus funcionários para se manterem competitivas oferecendo seus produtos com menor preço e qualidade. Observamos que a experiência da escolarização feita com os trabalhadores ocorrida na empresa ArcelorMittal Tubarão atingiu seu propósito e foi um sucesso. Vimos que o SESI foi o grande parceiro que forneceu as ferramentas pedagógicas, técnicas e a capacitação dos professores através da EJA baseada na metodologia de Paulo Freire. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi fundamental na formação educacional dos trabalhadores da CST, pois ultrapassou os objetivos da educação básica e propiciou aos mesmos e as suas esposas o acesso a cursos superiores mudando assim as suas vidas. O projeto da EJA ocorrido no Projeto Educacional e Social “Nossa Escola” propôs uma articulação educativa e participativa com a prática social inclusiva não só voltada para os trabalhadores como também para a sociedade. A iniciativa da CST em planejar e instalar uma escola dentro de sua própria fábrica foi inédito no Estado do Espírito Santo e uma das primeiras do Brasil. Todo o projeto Político Pedagógico da escola, assim como os horários de aulas foi pensado para facilitar o retorno dos trabalhadores aos bancos escolares. Diante da recusa do Poder Público em abrir uma escola dentro da fábrica, a CST não ficou indiferente diante de sua dificuldade de investir em treinamentos aos seus funcionários devido à baixa escolaridade dos mesmos. Ela mesma se mobilizou e iniciou seu próprio modelo educacional. A base da pesquisa é bibliográfica e tratou da origem da EJA e sua influência na educação dos jovens e adultos, especialmente sobre os trabalhadores da CST onde se percebeu que após evoluírem educacionalmente os mesmos foram decisivos para o aumento da produtividade, redução de custos e maior respeito ao meio ambiente e a empresa. | pt_BR |
dc.subject | Educação de Adultos, EJA, Projeto Educacional, CSTEducação de Adultos, EJA, Projeto Educacional, CST | pt_BR |
dc.title | A RELEVÂNCIA DO PROJETO EDUCACIONAL E SOCIAL INSTITUÍDO AOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA CST ARCELORMITTAL TUBARÃO (1994-2004) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |