dc.description.abstract | Abordando o tema Educação Ambiental: um novo ambiente de aprendizado nos
manguezais Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim (Aracruz/ES), buscou-se verificar esta
possibilidade com a prática pedagógica em campo, levando alunos numa visita aos
manguezais. O arcabouço teórico foi construído a partir de diferentes concepções
que apontam estudos, pesquisas e métodos a respeito da educação ambiental, o
ecossistema manguezal no Brasil e em Aracruz. Ainda destaca questões
relacionadas ao meio ambiente e a degradação dos recursos naturais, aquecimento
global, manejo e uso do solo e poluição da água, baseado em autores que discutem
a educação ambiental estão: Teixeira (2007), Pádua (2001), Dias (2004), Loureiro
(2004), Avanzi (2007), Lima (2002) entre outros. E teóricos que discutem as
questões relacionadas ao ecossistema manguezal: Jesus (2008), Rebouças (2002),
Brandão (2009), Vanucci (2002), Sato e Santos (2001) entre outras fontes de
pesquisa. Para alcançar o objetivo pressuposto utilizou-se como metodologia a
pesquisa bibliográfica e de campo, aplicando questionários semiestruturados com
questões abertas e fechadas, além de palestra e aula prática em campo. Os dados
foram tratados pelo método quali-quantitativo. Os resultados apontaram que a
Educação Ambiental desenvolvida nas escolas da rede pública de ensino pode não
ser a esperada, mas caminha para alcançar seus objetivos, e com o empenho dos
professores, as aulas poderão ser mais atrativas quando se relaciona os conteúdos
teóricos com a prática. | pt_BR |