dc.description.abstract | O turismo apresenta-se como um dos principais segmentos econômicos do mundo
tornando-se objeto de especial atenção do Estado e de empresas que lidam com a
cadeia produtiva do setor culminando no aumento da competitividade entre as
diferentes regiões. Nesse cenário emerge a necessidade de se utilizar ferramentas
de gestão empresarial para melhorar os resultados de uma dada região com
vocação turística, com esse propósito o presente trabalho teve como objetivo
elaborar um plano de comunicação e apresentar ferramentas que poderão ser
utilizadas para maximizar os resultados da exploração do setor no município de São
Mateus, região norte do Espírito Santo. Para esse fim foi feito levantamento de
documentos públicos que tratam do turismo, assim como participações em reuniões
do Conselho Municipal de Turismo e da Associação de Desenvolvimento do Turismo
da Ilha de Guriri. Ao analisar os documentos e ouvir os interessados no
desenvolvimento turístico da região pôde-se elaborar um diagnóstico situacional do
setor e apresentar ferramentas de comunicação de baixo custo que poderão
impactar de forma positiva no desenvolvimento do turismo de São Mateus. | pt_BR |