dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a discutir como a informática pode ser usada na educação
como recurso pedagógico para auxiliar professores e pais a facilitar o ensino da
matemática aos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista.
Para tanto escolhemos três turmas do 5° e 6° anos de três escolas da região V do
município de Vila Velha no estado do Espírito Santo, de forma que possamos
possibilitar a promoção da inclusão desses alunos dentro de uma escola regular do
ensino fundamental. Para tanto realizamos uma discussão sobre o autismo,
aspectos da doença, características gerais, dificuldades que se apresentam no
processo de ensino e de aprendizagem do aluno incluso em sala de aula do ensino
regular, prática pedagógica do professor de matemática e as estratégias que podem
facilitar a assimilação de conteúdos e promover a inclusão deste s alunos usando
como referência Sassaki (2002), Mantoan (2008), Gikovate (2009), Cunha (2014),
Manual de orientações para pais e professores (2014), Cavaco (2014) entre outros.
Optamos por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando como
instrumentos a entrevista semiestruturada, onde foram entrevistados cinco
professores dessas escolas sendo dois regentes de matemática, dois de educação
especial e um professor de tecnologia para a coleta de dados. Os resultados
evidenciaram que os professores de matemática, de tecnologia e de educação
especial encontram dificuldades em executar suas atividades docentes com os
alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista e que existem possibilidades
de realizar, a longo e médio prazos, um trabalho de êxito no ensino de matemática
com esses alunos usando a informática como recurso pedagógico, principalmente,
junto aos autistas com grau leve e moderado, tornando viável a inclusão escolar. | pt_BR |